quarta-feira, 5 de junho de 2013

Santo Antônio



A Galeria Cañizares, na Escola de Belas Artes da UFBA, se transformará em um ambiente memorialístico, durante os primeiros treze dias de junho com a exposição "Memórias da Casa da Vovó".  A mostra  transporta a trezena prestada ao santo, através de uma residência do passado com móveis, peças e outros acessórios, aberta à visitação das 8h às 17h.
Os objetos serão transformados em altares dos mais diversos estilos a cada dia de exposição, que não possui um projeto de montagem prévio e possuirá a rotina de uma residência, desde as refeições até a limpeza.  “A cada dia um móvel com um conjunto de peças será convertido em obra/altar. Assim, somente no último dia, ironicamente, a exposição fica completa”, esclarece Luiz Mário, professor na Escola de Belas Artes da UFBA e coordenador do projeto.
Santo Antônio é um dos santos mais populares do mundo ao lado de São Francisco de Assis. A exposição integra o projeto de arte Antônio! Tempo, Amor & Tradição, criado na UFBA em 1997. A intenção das edições é não deixar cair no esquecimento as trezenas para Santo Antônio, que acontecem nas casas do interior da Bahia. As trezenas são encontros em homenagem ao santo com reza, canto e oração, nos treze primeiros dias de junho. O festejo se encerra em 13 de junho, dia de Santo Antônio.
O maior objetivo do projeto é que o baiano continue praticando as Trezenas para Santo Antônio dentro da sua própria casa. Não precisamos de mais uma "festa de rua", onde o público se converte em mero espectador, igual ao que se fez com o São João, defende Luiz Mário.
Memórias da Casa da Vovó, edição deste ano, dá continuidade a exposição realizada em 2010, quando uma verdadeira residência foi montada na Galeria Cañizares, onde o professor e artista morou por 17 dias consecutivos. “Transferi todo o mobiliário do meu atelier em Itapagipe, levando malas de roupas, objetos de uso pessoal e até os funcionários que trabalham comigo há anos. Depois que os convidados saíram, tranquei o espaço e ali dormi na companhia de minha filha, como se estivéssemos em nossa casa”, esclarece.
As exposições do projeto Antônio! Tempo, Amor & Tradição já saíram da Galeria Cañizares para ocupar outros espaços expositivos em Salvador e até em outros países. Em 1999, ocupou o Solar Sofia Costa Pinto, no Corredor da Vitória, e em 2000, foi montado no Museu Náutico da Bahia, no Farol da Barra e no Parque das Nações, em Lisboa, Portugal. O Centro de Memória e Cultura dos Correios, no Pelourinho, recebeu a exposição em 2001. No ano seguinte foi para o atelier do professor e artista Luiz Mário, em Itapagipe. Em 2005, a montagem foi simultânea na Escola de Belas Artes da UFBA e no Palácio de Los Borja, em Valência, Espanha. Já ocupou também o Palácio da Aclamação Casa de Cerimonial e Museu, no Campo Grande, em 2006, e o Museu Carlos Costa Pinto, em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário