segunda-feira, 9 de abril de 2018

Lugar de Terra


A Exposição Lugar de Terra é composta por trabalhos inéditos em cerâmica realizados em 2017 por alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco localizada na fronteira dos estados da Bahia e Pernambuco. Com curadoria da artista e Professora de cerâmica do curso Sarah Hallelujah, que irá também expor o seu trabalho, mostra estará aberta ao publico na Galeria Cañizares da Escola de Belas Artes da UFBA, com abertura no dia 02 de abril, a partir das 17h e permanecerá em cartaz até o dia 24 do mesmo mês.

Serão expostas seis obras de dimensões variadas todas explorando as potencialidades da cerâmica enquanto linguagem, em uma busca estética e poética que irá estabelecer um diálogo com o território do Semi árido Brasileiro e médio São Francisco.

A exposição surge a partir da observação de uma prática coletiva dentro do laboratório, da investigação da técnica cerâmica atravessada por questões relativas ao território e o espaço geográfico, simbólico, espiritual, econômico dessa região, assim, por meio do labor com a argila irrompe uma urgência territorial. Esses discentes-artistas em breve professores de Artes Visuais urgem pensar o seu espaço de morada, de convívio, de trabalho, de lazer…Espaço que foi tomado por um crescimento econômico acelerado e que possui dramáticas intensidades que provocaram esses habitantes do semiárido brasileiro à pensarem seu LUGAR DE TERRA. Para o Lab. Cerâmica os alunos do curso de licenciatura em Artes Visuais levaram suas inquietações para que pudessem pensar como um coletivo os recortes realizados sobre o território em que vivem, trabalhar a argila enquanto território.

Na perspectiva de que esses territórios são múltiplos, plurais, subjetivos e que ocupam além do espaço geográfico o lugar da imanência, eles estão em formação, como poderíamos por meio da técnica cerâmica estabelecer relações com a ideia de território, sendo que pra cada um a urgência territorial é uma e outra, ou muitas?


SERVIÇO:

O QUE: Exposição LUGAR DE TERRA – Déba, João Pedro Rodrigues, Luíz Marcelo Gomes Barboza, Maria Júlia Santos Castro, Sarah Hallelujah, Yane Andrade.

QUANDO: Abertura – 02 de abril às 17 horas

Visitação – 03 a 24 de abril, de segunda a sexta, 9 às 18 horas

ONDE: Escola de Belas Artes da UFBA – Galeria Cañizares

Av. Araújo Pinho, 212, Canela. Salvador – Bahia – Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário